Manutenção de coberturas em galpões: a importância de contratar uma empresa especializada

manutencao-de-coberturas

Qualquer que seja o tipo de material das telhas do seu empreendimento é importante que a manutenção das coberturas seja feita somente por alguém especializado. Apenas um profissional conseguirá entender a diferença entre acrílicas, vinílicas e policarbonato, por exemplo, algo que é de suma importância na hora da manutenção.

Saber as características de cada material é fundamental para que ele possa cumprir a sua funcionalidade com excelência. Além disso, é preciso ter a certeza de que ele está em boas condições para uso.

Diante disso, preparamos um post para você saber a importância de contratar um serviço especializado na hora de realizar a manutenção de coberturas metálicas. Você só tem a ganhar com esse investimento!

Como é feita a limpeza das coberturas?

O telhado irá blindar o imóvel contra as ações do sol, da chuva, do granizo, do sereno e outras intempéries ocasionadas pela natureza. Além, é claro, da própria sujeira.

É como um carro, por exemplo. Se você não se preocupar em lavá-lo periodicamente, em pouco tempo apresentará uma série de problemas, alguns deles irreversíveis. Em uma cobertura não é diferente, é fundamental que periodicamente seja lavada e inspecionada no intuito de identificar qualquer dano o quanto antes, a tempo de ser corrigido sem grandes intervenções e baixo custo.

Muitas vezes não é possível lavar toda a cobertura, como é o caso de grandes panos d’água, assim, a inspeção e limpeza/lavagem são feitos apenas nos pontos críticos como calhas, domus, arremates e vedações, etc.

Motivos para fazer a manutenção das coberturas

O telhado é uma das partes essenciais de uma construção. Contudo, muitas vezes, ele acaba sendo deixado de lado e só é lembrado quando os problemas começam a acontecer. Somente quando temos algum sinal é que nos preocupamos. Como diz o ditado: o que não é visto, não é lembrado. Você já se perguntou quando foi a última vez que fez a manutenção das calhas da sua casa?

A cobertura de um galpão é como um equipamento, para mantê-la em perfeito funcionamento o fabricante fornece um manual de manutenção. A falta ou negligência de atenção pode acarretar, inclusive, a perda de garantia da cobertura. Você já havia pensado nisso?!

Levando isso em consideração, separamos alguns motivos para você entender melhor porque realizar a manutenção das coberturas é tão importante. São eles:

1. Manter a garantia do fornecedor

Imagine concluir uma obra, ou ocupar um galpão, e poucos meses depois a cobertura apresentar problemas. Se a construção for nova, provavelmente não será por falta de manutenção. Nessa situação, você poderá entrar em contato com o construtor e abrir um chamado de garantia. Agora, nos anos seguintes, caso algum problema apareça, mesmo dentro o período de garantia, o construtor pode se recusar a fazer o conserto ou cobrar pelo serviço. Por que? Caso ele identifique que as manutenções preventivas previstas no manual não foram executadas, o problema pode ter ocorrido por falta de atenção na cobertura e não por falha do material ou instalação. Um exemplo muito comum é ver as calhas se transformando em verdadeiras floreiras, interrompendo o fluxo da água e acumulando cada dia mais sedimentos. A falta de manutenção nesses casos certamente implicará em perda da garantia do fornecedor/construtor.

2. Evitar vazamentos e infiltrações

Os temidos vazamentos e infiltrações, dores de cabeça que nenhum empresário merece passar, podem causar paradas de produção, perda de material no estoque e ou o pior deles: desgaste da relação locador-inquilino.

A manutenção periódica do telhado dos galpões também minimiza a chance de ter esse tipo de problema. Os principais pontos de infiltração são limpos e inspecionados, no intuito de identificar eventuais falhas que, mesmo precoces, poderiam tornar-se grandes dores de cabeça em pouco tempo. Por isso, é importante que a limpeza e manutenção sejam realizadas por profissionais qualificados e na periodicidade estipulada pelo fabricante da telha. Afinal, você não quer que algo simples como uma manutenção do telhado atrapalhe o seu sono, não é mesmo?

3. Aumenta a durabilidade dos telhados

Muitos não sabem, mas cada tipo de telha tem um tempo de vida útil. Por exemplo, telhas metálicas duram, em média, entre 15 a 20 anos, já as de fibrocimento somente 4 anos.

O fato é que a duração real dependerá da conservação/manutenção e dos fatores externos aos quais essas coberturas são expostas. Se elas enfrentam grandes chuvas, calor e não são limpas da forma adequada, a durabilidade do sistema será menor, ou seja, será necessário investir mais em menos tempo.

Essas situações acontecem com frequência porque poucos investem em manutenção na hora certa e, quando se deparam com um problema, já é tarde demais. O montante teoricamente economizado em não realizar a manutenção é muito inferior ao que se gasta com reparos mais tarde.

Sendo assim, para evitar gastos com imprevistos, planeje-se para fazer manutenções preventivas das coberturas da sua empresa no período certo e sempre com bons profissionais. Dessa maneira, você estará investindo em seu bem-estar, no seu bolso e proporcionando à sua equipe segurança, saúde e um ambiente muito melhor!

Existem muitos benefícios em realizar a manutenção do telhado da sua empresa, que vão desde a economia de recursos até a saúde das pessoas! Por isso, contrate uma empresa especializada, com profissionais competentes e experientes como a Sharp Engenharia! Fale com a gente e faça o seu orçamento para fazer a manutenção das coberturas da sua empresa.