Tudo que você precisa saber sobre coberturas metálicas

Coberturas metálicas na Construção civil

Quem trabalha com obras de construção de galpões sabe que as coberturas metálicas normalmente são a melhor opção para grandes panos d’água. Existem inúmeras composições de telhados metálicos, com vantagens específicas para cada tipo de obra, mas como saber qual é a que melhor se adequa a sua necessidade? A ampla variedade permite flexibilidade, mas, por outro lado, demanda conhecimento específico na área, confundindo o tomador de decisão em muitos casos.

Independente de qual seja a especificação mais indicada para uma cobertura, é fundamental que o projeto, compra e construção sejam orientados por uma empresa especialista no assunto. Há muitas pegadinhas, macetes e descuido de fabricantes e instaladores que precisam ser observados para que a cobertura alcance a durabilidade e estanqueidade desejada.

Nesse artigo abordaremos os principais tipos de coberturas metálica, no intuído de esclarecer algumas características e facilitar a tomada de decisão no projeto, construção ou reforma de galpões.

O que são coberturas metálicas?

As coberturas metálicas podem ser compostas por estruturas e telhas metálicas ou somente telhas metálicas. A decisão de se utilizar estruturas metálicas normalmente está relacionada ao local, vãos e prazo de construção. Estruturas metálicas vencem grandes vãos com facilidade, são amplamente utilizadas em galpões logísticos onde a modulação de pilares costuma ser próxima de 22m x 22m. São as chamadas “coberturas leves”, justamente por gerarem baixa carga nos pilares e fundações. Entretanto, o cliente pode optar por construir o galpão com estrutura de concreto armado, e utilizar somente telhas metálicas. Essa concepção costuma ser adotada para coberturas menores, onde são utilizadas telhas trapezoidais e aplicada inclinações maiores para garantir a estanqueidade.

Mas não é tão complicado assim! A seguir vamos esclarecer melhor os principais tipos de coberturas metálicas.

Tipos de coberturas metálicas

Ao optar por uma cobertura metálica em uma construção, é possível contar com diferentes tipos de telhas, as quais, por sua vez, são compostas por várias alternativas de acabamento ou especificações  de aço.

Veja abaixo alguns dos principais materiais utilizados em coberturas:

Galvanizado

Produzido através da fusão do zinco e do ferro, em banhos de zinco. O aço galvanizado atende às questões ecológicas, sendo uma alternativa ecologicamente correta de se evitar as corrosões;

Galvalume

Composto por uma combinação entre alumínio e zinco, essa proteção do aço se apresenta como uma excelente alternativa para quem deseja contar com durabilidade e resistência às ações do tempo, como chuvas ácidas, por exemplo. Na última década o galvalume ganhou o mercado e hoje em dia certamente é o material mais utilizado na fabricação de telhas e outros produtos metálicos, do automóvel ao micro-ondas, especialmente pela alta resistência a corrosão (estima-se que seja até 5x maior que o aço galvanizado);

Galvalume pré-pintado

Este aço nada mais é que a chapa galvalume coberta por outra camada protetora, o que aumenta ainda mais a sua resistência a corrosão, além de acrescentar características estéticas ao material.

Alumínio

Fabricado por reações químicas do minério bauxita, o alumínio possui grande resistência à ferrugem, apresentando alta durabilidade. Entretanto, as telhas de alumínio costumam amassar com facilidade porque o material é muito maleável, comprometendo a estanqueidade da cobertura, ou, onerando muito o custo com a utilização de espessuras maiores de chapa para melhorar a rigidez.

Todos estes metais citamos acima são utilizados para fabricação de telhas, através da perfilação das chapas metálicas. Os tipos de telhas mais utilizados em coberturas são os seguintes:

Telha trapezoidal

São telhas com formato de trapézio. Costumam ter uma largura útil próxima a 100cm e trapézios de 25 a 100mm de altura. São amplamente utilizadas, fáceis de instalar, sendo mais indicadas em panos d’água de até 30m com inclinações superiores a 5%.

Telha Zipada

O sistema de cobertura zipada é a solução ideal para grandes coberturas e pequenas inclinações, pois com a telha zipada a cobertura é feita de forma contínua, através de uma “costura” longitudinal, que não deixa frestas entre os perfis e dispensa o uso de parafusos ou fitas de vedação. É possível chegar-se a comprimentos de 100m sem uma única emenda!!! A inclinação da cobertura varia entre 2,5% a 5% e a altura da crista oscila próximo aos 80mm, a depender do modelo e fornecedor. Detalhe: este tipo de telha é fabricado em obra.

Telha Sanduiche

Também chamada de telha térmica, a telha sanduiche é composta por duas telhas unidas por um material isolante, com propriedades que isolam a temperatura e o som. A telha superior pode ser zipada ou trapezoidal. Sua utilização é indicada para coberturas que demandem características isolantes, sendo que seu custo-benefício precisa ser muito bem avaliado.

Principais vantagens

Optar por uma cobertura metálica na construção de uma edificação apresenta uma série de vantagens, tanto no momento da obra como após a sua entrega. Confira a seguir 5 benefícios que esse tipo de telhado apresenta:

1.  Racionalização de materiais e mão de obra

Diversas técnicas de construção utilizadas nos canteiros de obras brasileiros são extremamente dispendiosas e geram diversas caçambas de entulho todos os dias. Além disso, também exigem a presença de um número grande de profissionais e equipamentos pesados para que seja possível realizar os processos.

Ao contrário desses métodos, o uso de coberturas metálicas é feito a partir do desenvolvimento de peças com tolerância milimétrica, o que garante o mínimo de desperdício, racionalização no transporte e melhor acabamento, o que também pode ser relacionado com a maior durabilidade do material.

2.  Flexibilidade

Outra vantagem que as coberturas metálicas possuem em relação às outras técnicas utilizadas é o fato da maior capacidade de adaptação ao desenho de qualquer projeto arquitetônico. Independentemente do desenho do telhado, seja ondulado, por exemplo, é possível desenvolver um projeto com telhas metálicas.

As medidas para a produção do material podem ser tiradas diretamente na obra, o que garante uma adaptação com o mínimo de erros ao projeto.

3.  Substituição

As coberturas metálicas também oferecem o benefício de uma fácil substituição das folhas que constituem a estrutura. Caso seja necessário realizar a manutenção, por conta do desgaste natural do material ou de algum dano externo, basta remover a fixação da telha danificada e realizar a troca por uma nova folha.

4.  Diminuição dos custos

Por serem produzidas sob medida, as coberturas metálicas proporcionam uma significativa redução geral de custos, já que não há desperdício de material. Para chegar ao valor economizado, não se deve levar em conta apenas o valor investido na aquisição do material de cobertura, mas também o que deixou de ser gasto com mão de obra, além de ser um material leve gerando manos cargas sobre outras estruturas.

5.  Prazo de execução

Atualmente, os prazos para a entrega das obras são cada vez menores e uma maior agilidade da equipe de obra é exigido, bem como o emprego de técnicas mais ágeis. Com isso, dependendo do material escolhido, a conclusão de uma construção pode se tornar mais demorada e prejudicar todo o planejamento.

No entanto, ao optar pelas coberturas metálicas existe um ganho significativo de tempo, já que esse material pode ser pré-montado, é um processo limpo, rápido e não demanda acabamentos posteriores a instalação.

De uma forma geral, as coberturas metálicas se apresentam como uma excelente alternativa para quem deseja construir de maneira rápida, mas sem deixar a qualidade de lado. Esse tipo de material possui uma excelente resistência à ação de agentes externos, além de também ter uma manutenção fácil e que pode ser realizada rapidamente sem comprometer toda a estrutura.

Além disso, por ser desenvolvida e estruturada de maneira única para cada projeto, as coberturas metálicas também proporcionam uma grande variedade de formas que se adaptam a cada estilo arquitetônico. Outra grande vantagem das coberturas metálicas é poder utilizar o telhado para a produção de energia solar!

Se você pensa em instalar uma cobertura metálica na sua construção, entre em contato com um dos especialistas da Sharp Engenharia e faça um orçamento sem compromisso.