7 vantagens dos painéis isotérmicos na construção

7 vantagens em usar painéis isotérmicos
Os painéis isotérmicos, além de muitos outros benefícios, têm como principal finalidade diminuir a variação térmica dos ambientes. Em função disso, eles estão se tornando os preferidos entre os engenheiros e arquitetos que trabalham com projetos voltados para a área de climatização.

Especialistas dizem que esse material reduz em até 10% a temperatura no interior de um local. Ou seja, se a parte externa estiver muito quente, no interior de um imóvel que utiliza isopainéis estará mais fresco.

Para você se convencer sobre as vantagens dos painéis isotérmicos, separamos 7 delas em relação a outros sistemas construtivos.

Saiba o que é um painel isotérmico e qual sua função

Antes de falarmos sobre as vantagens dos painéis isotérmicos, vamos te explicar o que eles são. Esse material é um módulo pré-fabricado e de fácil higienização, com montagem muito prática, que pode ser utilizado em qualquer empreendimento onde haja necessidade de controle de temperatura.

Os painéis isotérmicos economizam energia quando existe a instalação de sistemas de trocas de calor. Eles também são conhecidos como painel termo isolante, autoportante, monolítico, frigorífico ou, ainda, sanduíche.

Suas principais características são:

  • Livre de CFC (Clorofluorcarboneto); 
  • Ótimo retardador de chamas;
  • Revestimento de aço zincado, pré-pintado na cor branca e natural;
  • Acabamento liso ou filetado;
  • Encaixe de isolante térmico com o sistema macho/fêmea, tornando a instalação bem mais rápida;
  • É um material totalmente sustentável.

Os painéis isotérmicos são versáteis, podendo ser empregados em diversos tipos de projetos. Por exemplo:

  • Câmaras frigoríficas;
  • Adegas;
  • Projetos civis em geral;
  • Usinas;
  • Abatedouros;
  • Incubatórios;
  • Cabines de pintura;
  • Indústrias de alimentos em geral;
  • Indústrias de eletrônicos.

Antigamente, os painéis isotérmicos eram usados somente para obras nas quais era necessário ter o controle de temperatura. Porém, com a modernização do seu conceito, eles estão sendo utilizados em todos os segmentos possíveis.

Existem três tipos de painéis isotérmicos: EPS (Poliestireno Expandido), PUR (Poliuretano) e PIR (Poliisocianurato).

Conheça 7 vantagens dos painéis isotérmicos em relação a outros sistemas construtivos

Como você já viu, o principal objetivo dos painéis isotérmicos é diminuir o calor dentro de um ambiente. Quando esse material é comparado a outros sistemas construtivos, eles apresentam muitos benefícios.

Conheça agora sete vantagens de utilizar os painéis isotérmicos em sua construção:

  1. Fácil e ágil instalação e desmontagem;
  2. São modulares, o que significa que podem ser redimensionados com facilidade em caso de troca de layout;
  3. São adaptáveis e atendem as exigências de qualquer projeto;
  4. Em sistemas de climatização são bem econômicos;
  5. É um material sustentável, pois não utiliza água em seu processo de produção, não emite resíduos industriais e, ainda, é 100% reciclável;
  6. Proporciona conforto térmico e acústico;
  7. Até 90% mais leves que outras estruturas e com um tempo de retorno do investimento muito melhor do que os outros sistemas construtivos.

Os painéis isotérmicos mais comercializados são os de EPS, ou seja, em isopor. Eles atendem todas as exigências normativas quando se trata de conforto térmico, desempenho estrutural e impermeabilidade.

Esse é o tipo de sistema mais usado na Europa, Estados Unidos e Canadá, por ser ecologicamente correto e não agredir ao meio ambiente. Além disso, é econômico e ajuda a racionalizar energia.

Como instalar os painéis isotérmicos?

Instalar os painéis isotérmicos é bem simples. O material é entregue sempre etiquetado, traz as dimensões e onde ele deve ser colocado. Para evitar danos eles vêm isolados por um filme.

Para instalar os painéis isotérmicos, basta parafusar suas extremidades. Esse simples processo também facilita a sua manutenção, pois, se for necessário retirar algum deles, basta só desparafusar o material.

É um produto prático, de fácil montagem e que otimiza o tempo em muitas obras.

Vantagens dos painéis isotérmicos em relação ao Drywall

Para que você tenha total certeza que os painéis isotérmicos são excelentes, vamos fazer um comparativo com outro material muito usado ultimamente, o Drywall.

Veja as vantagens dos painéis isotérmicos em relação a esse outro tipo de sistema construtivo:

1 – O Drywall não é recomendado ser usado em áreas externas, porque não possui tanta resistência. Já os painéis isotérmicos são fortes e resistem às variações de temperatura;

2 – Os painéis isotérmicos não possuem espaços livres para acúmulo de bactérias e fungos. Já o Drywall precisa de constante verificação para eliminar essas pragas da sua estrutura;

3 – Muitos recomendam que o Drywall não seja utilizado em locais úmidos como, por exemplo, em banheiros ou cozinhas. Isso porque podem desenvolver mofo. Isso não serve para os painéis isotérmicos, pois eles não absorvem a umidade local;

4 – Uma parede de Drywall não é tão resistente quanto uma de painel isotérmico;

5 – O custo-benefício dos painéis isotérmicos é melhor do que o Drywall;

6 – Os painéis isotérmicos oferecem melhor condução térmica do que o Drywall, deixando o ambiente mais fresco;

7 – Os painéis isotérmicos não absorvem água. Já o Drywall pode se encharcar com facilidade, comprometendo a estrutura do local;

8 – Os painéis isotérmicos oferecem alta durabilidade, não apodrecem e ficam intactos pela vida útil de um imóvel;

9 – Os materiais usados para produzir painéis isotérmicos não são consumidos por fungos ou bactérias. Por isso, eles são ideais para armazenar qualquer tipo de coisa. Além disso, esse material não é tóxico e não emite nenhum tipo de gás poluente;

10 – Os painéis isotérmicos são de fácil transporte, leve e de manuseio simplificado.

Conheça o case prologis, em que usamos isopainéis para fazer a compartimentação dos galpões.

Agora que você sabe quais as vantagens de usar os painéis isotérmicos, que tal optar por esse tipo de material em sua construção? Além de economia, você vai utilizar um produto ecologicamente correto e de fácil instalação.

Lembramos que, por mais que seja fácil manusear os painéis isotérmicos, sua instalação deve ser feita por profissionais. Afinal, eles vão saber exatamente como colocar o material para que ele cumpra eficientemente o seu objetivo. Em caso de troca de posição dos painéis isotérmicos, busque também por pessoas qualificadas para fazer essa mudança. Faça um orçamento com a equipe da Sharp Engenharia para fazer a sua  construção com painéis isotérmicos. Você só tem a ganhar!