Tipos de divisórias para galpão: os 5 materiais mais utilizados

Existe uma série de tipos de divisórias para a compartimentação de galpões industriais feitas dos mais diversos materiais e isso acaba gerando muitas dúvidas no momento de encontrar a melhor solução para a sua empresa. Por isso, criamos este artigo para esclarecer melhor algumas das alternativas mais utilizadas.

Tipos de divisórias para galpão

São muitas as soluções disponíveis no mercado e a viabilidade de usar uma ou outra na sua empresa vai além de escolhas, é preciso analisar os aspectos das estruturas, as necessidades, utilidade e o prazo de execução da obra.

Tipos de divisórias

Alvenaria

Mais utilizada em galpões com pé direito baixo. Demanda uma estrutura mais reforçada, visto que gera alta sobrecarga no piso. Sua construção é artesanal e depende muito da mão de obra local, o que interfere na qualidade, velocidade e custo da obra. Também gera considerável resíduo de obra e carece de revestimentos e frequente manutenção para conservar boa aparência. Em geral, este tipo de material é utilizado quando ainda antes da construção do galpão é identificada a necessidade de uma parede fixa, com baixa probabilidade de futura intervenção e nenhuma possibilidade de relocação ou reutilização do material.

Além disso, é um tipo de divisória que demanda um longo tempo de execução, oferece riscos de acidentes e causa alta carga nas fundações. Logo, é indicada para pouquíssimos casos e, felizmente, este tipo de divisória vem sendo substituída nos galpões ao longo dos anos por opções mais industrializadas.

Placas de concreto

As placas de concreto são divisórias que se parecem em muitos aspectos com a alvenaria, pois também precisam de reforços nas estruturas, porém são menos artesanais e, por isso, geram menos resíduo.  Também demandam manutenção e geram alta carga no piso e nas estruturas , principalmente quando são utilizadas em pés direitos altos. Intervenções e relocações são muito difíceis nesse tipo de solução.

Uma grande vantagem dessas duas primeiras alternativas de materiais é a característica natural de serem incombustíveis. Quando existe apelo por resistência ao fogo, as demais opções demandam tratamento específico.

DryWall

O Drywall é um material muito mais leve do que os outros já citados e pode ser utilizado para fazer boas divisórias em galpões.  Porém, para pés direitos altos, demanda uma estrutura intermediária mais reforçada e o acabamento pode ser um problema, pois gera resíduos, desperdícios, depende da mão de obra e estica o prazo de execução da divisória em relação aos outros materiais, como as telhas metálicas e os painéis térmicos.

Telha Metálica

As telhas metálicas são utilizadas em grande parte das divisórias de galpões. Oferecem uma solução rápida, leve e sem a necessidade de revestimento posterior. Também precisam de baixa manutenção. Em contrapartida, não têm isolamento térmico e acústico, necessitam estruturação e normalmente o acabamento é de telha de um lado e a estrutura fica aparente no outro. Sua relocação é relativamente fácil, mas o aproveitamento do material é relativo, normalmente parcial, visto que as telhas são danificadas com facilidade. Acabam sendo uma boa alternativa para casos onde não é possível reforçar a estrutura e não é cogitada a futura relocação ou intervenções.

Painel Térmico

Certamente, a melhor opção entre os tipos de divisórias para realizar a compartimentação de galpões atualmente são os painéis térmicos. Eles oferecem uma solução limpa, rápida, leve e bonita. Não precisam de revestimento, tem excelente acabamento, a manutenção é baixa e ainda são de fácil relocação e reutilização do material. Os painéis térmicos, são autoportantes, fixados somente no piso e cobertura, portanto, não demandam estruturas intermediárias, garantindo a mesma aparência em ambos os lados da parede e ocupando pouco espaço, visto que a espessura dos painéis varia de 50mm a 150mm. Além disso, os painéis permitem que as áreas sejam isoladas térmica e acusticamente, oferecendo maior privacidade para os ocupantes do galpão. O material isolante utilizado pela Sharp Engenhara é o poliisocianurato (PIR) de classificação II-A e aprovado pelo corpo de bombeiro para a utilização em galpões.
A instalação dos painéis térmicos é muito simples, rápida e se adapta a maioria dos casos de compartimentação de galpões, pois não precisa de estruturação e o material proporciona um excelente acabamento nos dois lados. Os painéis térmicos são um tipo de divisória flexível e que possibilita desmontagem fácil, bem como a reutilização dos materiais.

Instalação de divisórias em galpões

A Sharp Engenharia é especializada no fornecimento e instalação de divisórias para galpões logísticos e industriais. Possuímos vasta experiência e nossos serviços são certificados por renomadas empresas do mercado.

A equipe da Sharp Engenharia trabalha apenas com os melhores materiais e equipamentos para garantir que as divisórias do seu galpão fiquem perfeitas, com um excelente acabamento, revestimento acústico e térmico, dependendo do seu ramo de atividade, gerando o mínimo de resíduos e intervenções. As divisórias utilizadas pela Sharp Engenharia garantem obras mais rápidas, com custos menores e que ajudam a economizar recursos. Se você precisa instalar divisórias no seu galpão, fale com um de nossos especialistas e esclareça suas dúvidas!

Quer saber mais?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos atualizados das últimas novidades sobre o universo da engenharia, acompanhe tendências e fique sempre atualizado.