Mesmo quando todos os cuidados são tomados, os equipamentos corretos são utilizados e os procedimentos são seguidos, é possível que aconteçam imprevistos. Qualquer obra está sujeita a isto. E é para imprevistos e para proteger o patrimônio de clientes e empreiteiras que o seguro de obras existe. Se você tem dúvidas de quais são as vantagens ou quer acabar com alguns mitos que rondam o tema, continue lendo. Aqui, esperamos trazer todas as informações que você precisa.
O que é um seguro de obras?
O seguro de obras foi criado para garantir proteção contra uma série de incidentes aos quais a construção civil está sempre sujeita.Ter um bom seguro garante que as despesas financeiras, jurídicas e materiais da empreiteira, construtora e dos clientes das obras sejam ressarcidas em caso de imprevistos. Cada vez mais, os seguros de obras são exigidos por autoridades para ajudar a regulamentar obras e reformas no país.
O serviço também pode cobrir possíveis danos aos equipamentos utilizados, problemas em instalação e montagem (como a montagem de stands que acontece em shoppings e feiras) e também para a quebra de máquinas. Tudo depende da apólice escolhida.
Mitos e Verdades sobre os seguros de obras
A internet é uma excelente ferramenta para uma série de atividades e revolucionou a forma como nos relacionamos com pessoas e empresas, porém, também é um prato cheio para a divulgação de meias verdades. Por isso, neste tópico vamos separar o que é mito e o que é verdade sobre os seguros de obras.
O Seguro de Obras é caro.
Felizmente, essa afirmação não é verdadeira. O seguro de obras custa, em média, 0,3% do valor da obra. Só para se ter uma ideia, um seguro de obras de uma reforma de R$ 500.000,00 sai por pouco mais de R$ 1.000,00.
A seguradora não cobre o que eu preciso
Com tantas empresas diferentes no mercado e com várias seguradoras se adaptando a ele constantemente, é quase impossível que não haja uma cobertura que irá satisfazer as necessidades da sua empresa. Procure por apólices, pesquise corretoras e você certamente encontrará uma opção que atenda plenamente às necessidades do seu projeto.
O seguro é muito burocrático
Todos os documentos necessários para fazer o seguro de uma obra já estão com o engenheiro responsável. Em reformas, dificilmente são necessárias vistorias ou documentações. Porém, algumas modalidades de obras necessitam de documentos como: vistoria, contrato de execução, memorial descritivo, cronograma físico/financeiro e o projeto da obra.
Tipos de Seguros
Existem vários tipos de seguros que podem ser realizados:
- Seguro de adiantamento de pagamento;
- Risco engenharia;
- Responsabilidade civil;
- Maintenance bond (seguro de perfeito funcionamento);
- entre outros.
Seguro de Adiantamento de Pagamento
O seguro de adiantamento de pagamento garante que, ao receber um pagamento adiantado, o valor disponibilizado será aplicado integralmente ao contrato. Pois existem riscos aos envolvidos em qualquer tipo de negociação e acordos. Portanto, se os recursos adiantados não forem amortizados através da execução do contrato, com este seguro, o contratante tem uma garantia.
Seguro Risco Engenharia
Outra modalidade, o seguro risco engenharia garante ao construtor indenização dos prejuízos e acidentes durante a execução de obras civis, instalação, montagem de máquinas e equipamentos ou para a quebra de equipamentos de produção. Este seguro serve para cobrir a obra em si, seus materiais, o objeto de montagem/instalação e máquinas em funcionamento.
Seguro de Responsabilidade Civil
Já o seguro de responsabilidade civil oferece indenização ao segurado por danos, não intencionais, corporais e/ou materiais causados a terceiros. O principal objetivo é garantir segurança e tranquilidade financeira, caso existam imprevistos nas obras que envolvam outras pessoas.
Seguro Maintenance Bond (seguro de perfeito funcionamento)
O seguro maintenance bond garante que se houver problemas com os equipamentos necessários para uma obra, sejam eles mau funcionamento ou desempenho aquém do esperado, o seguro irá indenizar o usuário do equipamento, independentemente das ações que podem ser tomadas contra o fabricante mais tarde. Assim, se os equipamentos da obra atrasarem o prazo ou influenciarem na produtividade, o contratante é ressarcido e não fica com o prejuízo.
Seguros para compartimentação de Galpões Industriais
A Sharp Engenharia oferece seguros de obras em seus projetos de compartimentação de galpões industriais. Assim, além de ter a certeza de um projeto com acabamento impecável, entregue no prazo e com acompanhamento pela equipe do início até o final do projeto, você ainda tem segurança no caso de quaisquer imprevistos na sua obra. Não é necessário se preocupar, pois tudo estará devidamente segurado e coberto pelas apólices.
Agora que você já sabe tudo sobre vários tipos de seguros e que as obras da Sharp Engenharia podem ser devidamente seguradas, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Nossa equipe técnica vai encontrar as melhores soluções para a sua empresa com o melhor aproveitamento de recursos e o mínimo de resíduos.